quarta-feira, 2 de abril de 2014

Ralando na Irlanda - Eu... Childminder

Como prometido, quarta-feira é dia de falar de trabalho aqui no blog. Para começar vou falar do meu primeiro emprego fixo aqui na Irlanda, outro dia falo do segundo ( trabalho pela manhã em hotel ). Expliquei no post anterior que aqui nesse espaço vou contar não só as minhas, mas as experiencias de outros brasileiros que também estão ralando por aqui. Para isso, vou seguir uma lista de perguntas que criei baseada nas dúvidas mais frequentes da galera que lê o blog. 

Pra quem ainda não sabe, me chamo Talita, tenho 27 anos. No Brasil, dei aulas de Ballet antes de entrar na faculdade. Me formei em jornalismo há quase 6 anos (Oh my God, já?) e já trabalhei como repórter de jornal e site, apresentadora de TV, radialista e assessora de imprensa de uma faculdade. Vim pra Irlanda por causa de toda aquela história que vocês já sabem e estou aqui há 9 meses, trabalhando como childminder desde o final de fevereiro. Vamos lá então? 






O que faz uma chilminder?


Resumindo, childminder é um tipo de babá. Aqui na Irlanda é muito comum o trabalho de au pair, que vocês vão conhecer em um outro post, as duas funções tem algumas diferenças. Diferente das au pairs, as childminders não estão diretamente envolvidas com a rotina da casa, basicamente o trabalho consiste em arrumar as crianças e levá-las até a escola e/ou buscá-las no final da aula e fazer companhia a elas até os pais chegarem em casa.

Como é a minha rotina


De segunda a sexta eu pego a Kyna (4 anos) 1:30 pm na creche e de lá vamos caminhando até a escola do Finn ( 7 anos). O trajeto é curto, mas a depender do humor e da disposição dela o tempo da caminhada varia entre 15 minutos e " corre Kyna que estamos atrasadas!". O menino sai da escola 2 pm e caminho com eles até o ponto para pegarmos um ônibus. Chegando em casa se eles estiverem com fome ( eles já almoçam na escola) eu dou algum lanche simples como iogurte, cereal, frutas ou croissant. Depois disso eu ajudo Finn com o dever de casa e passo o resto da tarde brincando com eles. Entre 4 e 4:30 pm a irmã mais velha deles chega e eu posso ir pra casa ( mas eu acabo sempre ficando mais uns minutinhos porque eu me amarro em brincar com eles). As vezes levo eles ao parque depois da escola e toda sexta-feira é " o dia do doce", quando os levo para um mercadinho e deixo eles escolherem a porcaria que eles quiserem.

Como consegui o emprego


Uma amiga também baiana e também Talita trabalhava com eles e sabia que eu estava desempregada. Em janeiro ela precisou tirar uns dias de folga e conversou com a mãe das crianças para que eu cobrisse ela. Gostei muito das crianças e da família e quando Talita resolveu voltar para o Brasil, a mãe perguntou se eu queria ficar com emprego e foi assim que eu virei a " Talita number two" ( Talita número dois). Tá vendo Tali, você continua sendo a número 1 no coraçãozinho deles! 

O que eu acho do meu trabalho e quais as características que uma childminder deve apresentar


Sempre amei crianças e trabalhar com elas é muito divertido, apesar de ser cansativo e por vezes estressante. Para ser childminder a pessoa tem que ter muita responsabilidade, ser pontual, ter disposição e o mais importante: muita paciência.




Sobre o salário


A família me paga um valor fixo por semana, independente das horas trabalhadas ( normalmente trabalho 3 horas por dia) e dos dias de folga ( quando a mãe ou o pai não vão para o trabalho ou é feriado). O valor é um pouco acima da média em relação a realidade das babás aqui de Dublin e a família ainda paga meu cartão do ônibus, que posso usar para ir para outros lugares antes ou depois do trabalho.  Só com esse dinheiro eu conseguiria pagar as minhas contas e levar uma vida normal aqui, sem luxos é claro! Então, posso dizer que estou satisfeita.

Como esse emprego está me ajudando a alcançar meus objetivos aqui

Sem dúvida a maior contribuição desse trabalho é em relação ao aprendizado do inglês. Além de praticar o que já sei, as crianças me ajudam a melhorar a pronúncia, a gramática e me ensinam novas palavras. Eles são muito sinceros e não hesitam na hora de me corrigir. Além disso, tenho aprendido um pouco mais da cultura irlandesa numa casa 100% irish! 

Sobre procurar emprego na minha área


Nunca pensei em procurar emprego como jornalista aqui porque sei que meu inglês não é bom o suficiente para isso. Em outras áreas um bom inglês talvez seja suficiente, mas para trabalhar com jornalismo é preciso ter um grande domínio do idioma , tenho que ralar muito ainda se quiser ir atrás disso um dia!  Conheço algumas pessoas que conseguiram emprego na área em que estudaram no Brasil, mas o o ponte forte de outras áreas é o trabalho em si, não necessariamente a forma como você de comunica. Nesse caso, ter nacionalidade de algum país europeu ajuda também, uma vez que muitas empresas aqui não contratam estudantes estrangeiros para cargos importantes e vagas permanentes.

Dicas para quem quer conseguir um trabalho por aqui


Não desista fácil, acorde cedo pra distribuir currículos e faça dos seus amigos grandes aliados. Faça todo mundo saber que você está a procura de um emprego e disposto a ralar, pois, na hora que surgir alguma vaga por indicação com certeza vão lembrar de você!


Espero que vocês tenham gostado dessa nova coluna! Me desculpem a ausência de alguns acentos, mas algumas teclas do meu computador não estão funcionando direito e eu ando sem tempo pra resolver o problema. Mas o importante é atualizar o blog, não é mesmo?

Pra finalizar nossa " selfie", porque a gente adora uma modinha.



11 comentários:

  1. legal minha linda, vc sempre teve jeito com criança mesmo, essas daí tem umas carinhas de sapeca, rsss, fico feliz por vc...bjs te amo, saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah Oh tia, muito obrigada pela força! Essas aqui não tem só cara de sapecas não... São um verdadeiro furacão, mas também muito educados e obedientes. Não me dão trabalho, só exigem muita energia e criatividade! hahaha Te amo muito! beijos

      Excluir
  2. Ameeei! Etaaa q saudaade!! C certeza td q aprendemos c eles, levaremos para o resto da vida! Suuuper vale a pena! Ahhhh, e q delícia lembrar sobre o dia do doce! Ohh dia q era esperado genteee! Parabens pela reportagem Tali! Sucessoo c esses pequenos, sei q eles estáo em ótimas mãos, agr coloca a tradução aí que o Finn vai querer saber tuuudo! Hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhh Tali, que bom que voce gostou! Voce viu a parte que voce continua a número 1,. né? Muito obrigada pela oportunidade de te conhecer, de conhecer eles e de estar vivendo esse experiencia maravilhosa. hahaha Kyna todo dia me pergunta se já é sexta-feira! hahahah Obrigada pela confiança, sentimos saudade! vem comer doce com a gente! beijos

      Excluir
  3. Se vc tá feliz!!! também estamos... bjs saudades. boa sorte ai.
    Maciel Júnior

    ResponderExcluir
  4. Mto bom o post, Tatá! Bem esclarecedor e isso ajuda pra caramba que tá indo verde, hein?
    Um bjo grande e toda sorte do mundo!
    Eva

    ResponderExcluir
  5. Oh minha linda, que coisa maravilhosa. Fiquei lendo e lembrando de vc pequenininha na escola comigo...rs. Parabéns pela garra e competência. Orgulho de vc querida...bjss. Te amooooooo meu amor!!

    ResponderExcluir
  6. Cheiro, que fofura essas fotos *--* E que legal que conseguiu um trampo assim cheio de fofurice :) Certeza que esses pimpolhos irlandeses já te guardam no coraçãozinho deles com muito carinho. Boa sorte!!!
    Beijos, te "stalkeio"

    ResponderExcluir
  7. Que fofinhos Tali! Eu sempre fico imaginando como deve estar sendo sua experiência aí e fico feliz em saber que vc está se saindo bem. A saudade tá demais da conta, mas é isso aí. Segue a vida!! Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  8. 1 equivoco... voce nao e childminder, voce e nanny.
    Childminder (tem associacao para isso) e quem cuida de criancas em casa, na sua residencia.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário! Volte sempre!