sábado, 27 de julho de 2013

Riverdance: O maior do mundo!

Quem é amigo, parente, flatmate ou me segue nas redes sociais sabe que eu estava exageradamente eufórica no domingo passado ( 21 de julho). O motivo? Riverdance! 
 Pra quem está perdido nessa história, vale lembrar que expliquei nesse post aqui que um dos motivos que me trouxeram para a Irlanda foi a paixão pela dança irlandesa do grupo Riverdance. E hoje, depois de anos sonhando e imaginando como seria ver os bonitos e bonitas sapateando ao vivo, realizei o meu desejo. Só que foi muito mais incrível do que eu podia imaginar : Presenciei o grupo batendo um recorde mundial , nas margens do Rio Liffey a meio metro dos meus olhos transbordando de lágrimas. 
Os dançarinos do Riverdance quebraram o record  mundial em uma categoria criada pelo Guinness Book ( Livro dos Recordes) , inspirada no show do grupo a "  Longest Riverdance Line" - algo como " A maior linha Riverdance". Que remete ao momento do show que os dançarinos formam uma linha executando os difíceis passos da dança irlandesa em uma sincronia de tirar o fôlego de qualquer mortal. 
Pois bem, o último recorde nessa categoria pertencia a cidade de Nashville, no estado americano do Tenessee, onde 652 pessoas dançaram sincronizadas em uma linha contínua. 
Para superar essa marca, o grupo irlandês convocou dançarinos de todo o mundo para somarem seus esforços ao elenco do show. O resultado? 1693 bailarinos de 160 escolas de dança de 44 países diferentes, deram às mãos e dançaram ao som da música mais famosa do Riverdance por 5 minutos ininterruptos! Confiram o vídeo:





Pra completar, o evento aconteceu às margens do Rio Liffey, que corta a cidade de Dublin e  foi a inspiração para o nome do grupo " Riverdance" - uma aglutinação das palavras " rio e dança". Eu consegui ficar na ponte em que estavam os dançarinos do elenco principal. Quando a dança começou, a ponte tremia, feito arquibancada de estádio em dia de final! Foi lindo!  O grupo teve incentivo da musa Jean Butler, a dançarina principal em 1994, quando o Riverdance conquistou o mundo. 

A linda da Jean Butler
O evento fez parte do The Gathering, uma série de ações promovidas pelo governo irlandêns durante todo esse ano, a fim de promover o turismo no país. 
Segundo os jornais irlandeses o número exato de dançarinos em torno do rio foi superior a 2000. Mas a contagem final registrada dentro do tempo hábil foi de apenas 1693. 
 Pra terminar consegui tirar fotos com alguns dos dançarinos da companhia e dizer a eles ( no meu péssimo inglês) que estou na Irlanda por influência do grupo e logo começou mais uma sessão de chororô!


Eu e alguns dos dançarinos do Riverdance



5 comentários:

  1. Que lindo que ficou o vídeo! :) Adorei!

    ResponderExcluir
  2. filha, amei: é muito lindo, imagino a sua emoção.

    ResponderExcluir
  3. filha, nessa foto com os bailarinos você está muito bem, linda.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, mãe! Estava muito feliz nesse dia! :) te amo!

      Excluir

Obrigada por deixar seu comentário! Volte sempre!