quarta-feira, 10 de julho de 2013

Desculpe por ter nascido!


Se você está pensando em passar uma temporada na Irlanda, mas está preocupado porque não sabe falar inglês, não se preocupe! Aprenda uma única palavra e se dê bem em qualquer situação : SORRY.  Essa palavrinha mágica, quer dizer " desculpe", mas aqui eles usam exageradamente. 
Ok. Aquela parte que eu disse que você só precisa dessa palavra pra se virar é exagero meu, mas, sem dúvida, é a expressão que você mais vai ouvir pelas ruas de Dublin. 
Quer pedir licença? SORRY.
Esbarrou em alguém? SORRY. E a pessoa responde SORRY. 
Seu cartão não passou? O atendente diz SORRY. 
Quer pedir uma informação? Comece com SORRY. 
Não entendeu o que a pessoa falou? SORRY.
O barman encheu demais a sua pint? SORRY. Encheu de menos? SORRY.
SORRY é universal e quando você vê já está falando SORRY para tudo e para todos também. Não importa quem errou, "vítima" e "culpado" entoam a pequena palavrinha em uníssono. 
Conversei a respeito do uso indiscriminado do SORRY com meu professor hoje, o Liam. Ele é irish e sempre tiro algumas dúvidas sobre a cultura do país com ele. Como bom irlandês, ele odeia esteriótipos e todos os rótulos que colocamos neles ( normal detestamos um monte de coisas que os gringos falam dos brasileiros) e disse que o uso do SORRY era mais comum aqui em Dublin, que não era assim em toda a Irlanda.
Bom, o irlandês é ele, se ele tá dizendo... 
Mas, como moro em Dublin e por aqui o sistema é movido por essa expressão, só me restou falar SORRY pra ele e seguir com minha admiração. É muita educação, minha gente. 
Até aí tudo bem, o problema é quando o SORRY gruda em você.
Em menos de 3 semanas vivendo por aqui, a palavra já foi incorporada ao meu vocabulário, inclusive quando estou conversando com  os flatmates em português. O negócio é tão sério que você dorme e acorda com o esse som ecoando nos seus ouvidos. 
Hoje, por exemplo, chamei o elevador com uma amiga. Quando as portas se abriram, nos deparamos com um gringo lindo, descalço, vestido apenas com um short preto, mostrando aquela tatuagem nas costas... Sem saber o que fazer, entrei no elevador e disparei um "SORRY", acompanhado de um sorriso amarelo. Ele respondeu com outro SORRY quase inaudível e ficamos em silêncio até chegar ao térreo. Foi quando minha amiga me questionou sobre o porquê do meu SORRY  e eu disse, que tava pedindo desculpa por ter nascido, porque diante de toda aquela beleza era tudo o que podia dizer! 
Fazer o quê, né?!
Enquanto o inglês não melhora, vou me virando com as poucas palavras que surgem na cabeça.
***
Deve ter sido irritante a repetição dos SORRY ainda mais em caixa alta, né? Mas fiz de propósito, para vocês entenderem como é conviver com essa palavrinha o tempo inteiro. 
SORRY!




13 comentários:

  1. SORRY TALITA, MAS EU AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk - visita o meu - www.alatissima.net , vc podia me mandar umas dicas e fariamos um post na categoria do meu né ?? beijo, sucesso e muitos SORRYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Tata. SORRY, mas eu não sabia desse seu blog! Lindo demais! Vamos fazer essa parceria sim, é só combinar direitinho que eu te mando as informações que quiser! Beijo,sua linda!

      Excluir
  2. KKKKKKKKKKK! Sorry, mas fiquei imaginando sua cara ao vê-lo...

    Véu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra você ter uma noção, apelidei o garotinho de David Beckham! kkkkk Fiquei sem reação!

      Excluir
  3. - Sorry,Cheiro, o boy tem perfil no Face?? HAHAHAHA
    Brincadeira :P
    Beiijo, Xuxu delícia <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cheiro, seria uma ótima descobrir! hauhau Pena que estou me mudando do prédio amanhã :/

      Excluir
  4. Muito bom seus posts Tal. É muita educação mesmo! Sorry!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Kaiva! Apareça sempre por aqui! Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Sorry, mas o gringo era mesmo muito lindo!hahaha

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkkkkkkkk, vc é sensacional, Tali. Viajo nos seus textos, dá vontade de viver essas experiências contigo!

    ResponderExcluir
  8. kk muito bom o texto me diverti. Interessante. Lembrei do Porra na Bahia.

    ResponderExcluir
  9. Apenas MORTA com essa postagem! HAUHAUHUAHUAHUAHUHAUHUA

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário! Volte sempre!