sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Happy Valentine's Day

Esse ano, posso reforçar minhas preces aos santos casamenteiros e aumentar minhas esperanças porque terei dois dias dos namorados: Na Irlanda, 14 de fevereiro, dia de São Valentim e no Brasil, 12 de junho, véspera do dia em que se homenageia Santo Antônio. 

Foto: Reprodução/Internet

E se você pensa que as diferenças se resumem aos nomes dos santos, está enganado. No Brasil a data é mais comercial. Veja bem, não estou dizendo que as pessoas aqui não saem em busca de presentes ou que as vitrines das lojas não se enchem de corações vermelhos. Porém, nem todo mundo faz questão de um presente caro. Na maioria das vezes, o que vale aqui é o poder das palavras escritas em um cartão. Não diz respeito ao valor, mas sim, ao tempo que você dedicou para expressar os seus sentimentos ali naquele pedaço de papel. Além disso, como São Valentim é padroeiro do amor, você não precisa de um par para este dia, pois, os amigos também comemoram essa data!

Foto: Reprodução/Internet


Tá, mas quem é esse tal São Valentim? 
Na verdade, ninguém sabe ao certo, as histórias que envolvem o seu nome são confusas e de acordo com a Igreja Católica o nome se refere a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga. 
Das histórias contadas, a que mais gosto e aque acho ter mais relação com essa data tão romântica é a do bispo Valentim. Durante um período em que um imperador romano proibiu os casamentos, Valentim continuou celebrando as uniões em segredo. O bispo Valentim foi descoberto e condenado à morte, enquanto estava preso, jovens apaixonados jogavam flores e bilhetes com frases de amor em sua cela. 
Mas para ser santo, falta um milagre, não é mesmo? Então prepare-se! 
Um dos bilhetes que Valentim recebeu foi de Artérias, uma moça cega. Por ser filha do carcereiro ela conseguiu permissão para visitá-lo, os dois se apaixonaram e a jovem recuperou sua visão milagrosamente. Apaixonado e condenado à morte, o bispo escreveu uma carta para sua amada e assinou com uma expressão utilizada até hoje pelos mais românticos: " de seu Valentim". A história de amor terminou em 14 de fevereiro de 270, quando Valentim foi decapitado. 

Foto:Reprodução/Internet

É por isso que nesta data, em vários países, os casais trocam juras de amor, Aqui na Irlanda, a data é ainda mais especial, pois, os restos mortais de São Valentim estão guardados em um relicário aqui em Dublin, mais precisamente na Whitefriar Street Carmelite Church , em Dublin 2. É lá que muitos casais se reúnem no dia de hoje para a cerimônia de Benção dos Anéis dos Noivos, buscando felicidade no amor. 

Foto: Reprodução/Internet





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário! Volte sempre!