terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Achados, perdidos e roubados

Foto: Reprodução/Internet

Essa postagem é pra essa tal gente que pensa que na Europa só tem gente bacana e cheia de boas intenções. Quando se trata de segurança, é óbvio que o Brasil perde muito feio pra Irlanda, mas isso não quer dizer que aqui coisas ruins também não aconteçam. Aqui tem gente que rouba, que engana, que pratica as mais diversas formas de violência, sim. Mas, quando alguma coisa do tipo acontece é razão para deixar  todo mundo chocado. Ao contrário do Brasil, esse tipo de coisa aqui não é cotidiana. E voltar andando sozinha pra casa de madrugada após o trabalho ou a balada, tranquila e calma é uma realidade. Esse assunto sobre segurança renderá ainda muitos posts.
Mas, hoje quero falar só de mim e estou metade feliz e metade triste ao escrever esse post, porque envolve duas histórias recentes que aconteceram comigo.
Primeiro a metade feliz: Há pouco mais de uma semana, em um dia de domingo, estava numa conhecida balada aqui de Dublin, a Diceys. No caminho de volta para casa me dei conta que havia perdido meu celular. Eu e meus amigos ( Rafa e Camilo - thanks a million) decidimos voltar para checar se alguém tinha encontrado meu aparelho. Perguntei aos seguranças, contei com ajuda de algumas pessoas lá e fui aconselhada a voltar no dia seguinte para procurar no " achados e perdidos". Fiquei chateada, mas não perdi a esperança. No dia seguinte, voltei ao local e recebi a triste notícia que " nenhum celular havia sido encontrado na noite passada". Voltei pra casa olhando as vitrines das lojas de celulares, querendo chorar pelos euros que eu não queria gastar para comprar um aparelho novo. Chegando em casa, boa notícia! Uma moça, BRASILEIRA, encontrou meu aparelho e entrou em contato com as últimas pessoas que tinham me ligado ( um salve para Raquel e Gustavo). Recuperei meu celular, intacto ( Muito obrigada, Keila). Final feliz. 
Porém, dias passaram e lá fui eu, hoje a noite, encontrar dois casais de amigos em um pub ( meus baianos lindos e retados). Estava lá, na beira do balcão pedindo minha pint de Guinness, empolgada em rever um amigo após 13 anos e acredito que foi nessa hora que eu deixei minha bolsa aberta e algum GRINGO safado ( sim, éramos os únicos brasileiros no recinto) passou a minha mão nas minhas duas carteiras! Essa é única explicação, pois depois disso sentamos e eu não me separei da minha bolsa até a hora de ir embora. 
Na saída, ao conferir meus pertences, senti falta das duas carteiras e fui perguntar aos garçons se haviam encontrado alguma coisa, mas nada. Deixei meu nome, número de telefone, a descrição das carteiras e um pouco de esperança lá no pub. Voltei pra casa chateada, uns 30 euros mais pobre, sem carteira de habilitação, dois cartões de bancos, carteira de estudante, cartão de acesso às bicicletas públicas de Dublin e sem uma foto linda do meu irmão, além de ter que gastar todo o meu inglês cancelando os cartões. Amanhã volto lá no pub para ver se a " alma sebosa" que me roubou devolve pelo menos minha carteira de estudante e das bikes. Desejem-me sorte! 
E aqui, meus caros leitores, deixo a moral da história: Nem todo brasileiro é safado ( como muitos gringos e até brasileiros que vivem fora do país pensam). Assim como nem todo gringo é gente fina, elegante e sincera. 
E fica a lição pra mim: não precisar andar apavorada como no Brasil. Mas, que tal ficar mais esperta?

* Só não posso esquecer de agradecer à Gu, Lu, Cardosinho e Rafa pela noite massa, apesar do acontecido! Aos dois últimos, sejam muito bem-vindos de volta à Ilha Verde! 

Um comentário:

  1. Você sabe onde fica o Achados e Perdidos de Dublin? As vezes eles pegam o dinheiro e jogam sua bolsa fora com os documentos. Daí alguém pode encontrar e levar pro achados e perdidos. Só não sei onde fica.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário! Volte sempre!