quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O caminho de Luz

Não, minha gente! Não se trata de um post religioso, espiritual, nada disso! Hoje estou aqui pra falar da People's Procession of Light ( Procissão das Luzes ) que acontece na noite do dia 31 de dezembro aqui em Dublin e que eu fiz questão de participar! 
Para o reveillon eu minhas flatmates tínhamos pensado em ir para Escócia, onde acontece uma das melhores festas de ano novo da Europa, mas sem dinheiro o jeito foi ficar aqui na Irlanda mesmo. Procurando por opções " for free" aqui na capital, nos deparamos com a programação de um mega festival o Dublin's New Year Festival. O evento acontece há alguns anos em Dublin e inclui atividades pagas ( como o festival de música com grandes atrações) e atividades gratuitas. Na lista das atividades gratuitas, uma me chamou atenção, a Procissão de Luzes! Pra participar bastava se inscrever no site, confeccionar sua lanterna, pegar a pulseirinha de identificação num dos postos de entrega e aparecer lá no dia e no horário combinados. Achei uma oportunidade ótima para estar em contato com a cultura local e os irlandeses, por isso, não perdi tempo e me inscrevi. 
A organização do evento ofereceu workshops para a confecção das lanternas e disponibilizou moldes de alguns modelos no site do evento. As lanternas tinham que ser de papel e as luzes internas de LED, nada de fogo ( como a procissão de Edimburgo) pra não causar acidentes, né? Aqui eles levam a segurança muito a sério. 
Como eu adoro levar a vida no melhor estilo Do It Yourself e deixei pra última hora, eu e minha parceira de maluquices aqui na Irlanda, Rafaela, improvisamos nossas lanternas. Bonitas não ficaram, mas a gente desenvolveu um apego emocional. E lá, no meio da multidão as nossas lanterninhas nem fizeram feio, se destacaram por serem diferentes da maioria e fizeram o maior sucesso com as crianças porque penduramos "floquinhos de neve" brilhantes. Um charme, só que não


Eu, Prenda e nossas lanternas DIY! 
E por falar em multidão, chegamos lá e tomamos um susto com a proporção do evento, achávamos que ia ter menos gente. Além dos cidadãos comuns munidos com suas lanternas, diversos artistas de rua, acrobatas, cuspidores de fogo e até uma fanfarra fizeram parte do desfile que era aguardado ansiosamente por muita gente pelas ruas da região da Grafton Street. Todo mundo iluminado. Foi lindo de ver.
Talvez assistir seja mais bonito porque de dentro do desfile nossa visão fica limitada, mas participar de um evento onde eu e Rafa éramos praticamente as únicas forasteiras desfilando me deixou bastante emocionada. Terminamos o ano "iluminando" nosso caminho e o das pessoas que estavam lá para assistir. 
No final, fomos presenteados com um lindo espetáculo de luzes e acrobacias aéreas que nos tiraram o fôlego. 
Outra coisa que emociona é a pontualidade irlandesa, o evento começou e terminou exatamente no horário que estava marcado no site. Às 7h45 pm ouvimos os agradecimentos da organização do evento pela participação e todo mundo voltou pra casa na maior paz, sem confusão e a tempo de se preparar para os festejos da meia-noite. 
Abaixo, fragmentos da procissão. As imagens estão ruins porque filmamos com uma câmera comum e como era noite a luz não ajudava, mas vale a pena assistir: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário! Volte sempre!