segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Riverdance Temporada 2013

Riverdance no Gaiety Theatre. Foto: Arquivo Pessoal

Com o verão chegando ao fim, acaba mais uma temporada do Riverdance aqui na Irlanda. De 27 de junho a 01 de setembro, a companhia de dança irlandesa esteve em cartaz no Gaiety Theatre, aqui em Dublin. Para quem acompanha o blog, sabe que toda a minha história com a Irlanda começou lá atrás, quando eu era criança, por causa do Riverdance como contei aqui, por isso, eu não poderia deixar de conferir o espetáculo. Ver o Riverdance era um sonho, na Irlanda então, melhor do que eu podia imaginar.Tive a oportunidade de ver os dançarinos em ação antes mesmo do espetáculo quando eles quebraram um recorde às margens do Rio Liffey no mês de julho ( contei tudo aqui), mas isso não diminuiu em nada a minha expectativa de vê-los em ação no palco.
Como meu aniversário foi em agosto, minha mãe resolveu me presentear com o ingresso ( Mamis, não canso de agradecer, o melhor presente da vida!). Os ingressos variavam entre 20 e 55 euros, a depender do local do assento. É óbvio que a Riverdancemaníaca garantiu um lugar logo nas primeiras filas.

Presente de aniversário da mamis. 

A pontualidade irlandesa é encantadora, o show estava marcado para começar às 7:30pm e às 6:45pm ( como estava marcado no ingresso) as portas do teatro foram abertas e quase todo mundo já estava lá. O Gaiety Theatre já é um espetáculo! Localizado na região central da capital irlandesa é um dos mais famosos teatros da cidade, tem capacidade para  1.145 pessoas e além do Riverdance e de outras espetáculos locais, recebe as grandes produções internacionais que vem para a Irlanda. Ao primeiro olhar o palco me pareceu pequeno demais, mas aos poucos fui percebendo a grandiosidade do lugar. Em minha trajetória como bailarina, nunca tinha entrado em um teatro tão incrível, cada detalhe vale a pena ser observado, uma verdadeira obra de arte!
Pude observar gente de toda a parte do mundo na plateia, sem dúvida o Riverdance é uma das maiores e mais famosas atrações da Ilha Esmeralda.

Gaiety Theatre. Marco Polo/ Foto reprodução.

Pontualmente, às 7:30 as cortinas foram abertas. Tive que me segurar diversas vezes para não chorar compulsivamente diante daquele sonho realizado, daquele espetáculo com produção impecável, com cada detalhe pensado para emocionar.
O show não entra na zona de conforto um só segundo. Música celta, dança irlandesa, dança russa, flamenco e até um número de ballet contemporâneo. Vale destacar o desempenho dos músicos, uma vez que toda a trilha sonora do espetáculo é executada ao vivo, às vezes com a participação das vozes dos próprios bailarinos. Um dos meus números favoritos é a "disputa" bem-humorada entre os dançarinos irlandeses e os tappers ( sapateadores), com um estilo mais swingado, difundido pelos musicais norte - americanos.
O ponto alto do espetáculo, sem dúvida, é a linha Riverdance, executada uma vez em cada ato, quando os bailarinos , de mãos dadas em uma só linha, executam os passos mais complicados da dança irlandesa em uma velocidade e sincronia de tirar o fôlego.Apesar de assistir ao espetáculo no penúltimo dia da temporada, percebi cada bailarino empolgado e dando o melhor de si. Valeu cada dia de espera.

Riverdance/ Foto Reprodução

Outra coisa que impressionou foi o comportamento da plateia. Diferente do Brasil, as pessoas não ficaram alheias aos avisos que proibiam qualquer registro fotográfico ou em vídeo do espetáculo. Assim que o show começou, todo mundo guardou suas câmeras, tablets e afins. Ótimo pra quem está ao lado que não tem que ficar driblando as luzes chatas desses dispositivos refletindo no rosto.
 Agora a companhia dá uma pausa nas apresentações e depois retoma a agenda fazendo um tour pela Europa. Se você tiver a oportunidade, não deixe de assistir!

2 comentários:

  1. Oii! Achei seu blog nas minhas pesquisas de intercambio em Dublin. Estou me organizando pra viajar ano que vem, Vi que vc e formada em ballet classico e quis logo perguntar. Como e o mercado de danca ai? Eles praticam outras dancas como ballet, jazz ou o foco e mais na danca irlandesa mesmo? Parabens pelo blog! Espero que vc possa me ajudar.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário! Volte sempre!