quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Renovação do visto na Irlanda

Imagem: Internet


Oi minha gente!
No post passado falei sobre meu 1 ano de Irlanda e que tinha renovado o visto e como algumas pessoas tem dúvidas em relação a esse procedimento, sobre o que devem fazer para estender a permanência no país e quanto isso custa, resolvi fazer esse post.
Quando você vem para a Irlanda como estudante pela primeira vez, por um período entre 6 meses e 1 ano, obrigatoriamente você tem que tirar o visto de estudante, ou Stamp 2. Para isso você tem que apresentar na sua chegada ao país:
  • Passaporte
  • Seguro Governamental (obrigatório)
  • Carta de matrícula da escola
  • Carta de acomodação
Passando pela imigração do aeroporto, você terá um período de 1 a 3 meses ( período determinado pelo funcionário da imigração,na hora da sua entrada no país) para comparecer ao escritório da imigração no centro da cidade e tirar o visto, ou GNIB. Para essa segunda parte, você precisa de toda a documentação citada acima e mais:
  • Conta em um banco irlandês
  • Extrato do banco comprovando a quantia de 3000 euros em conta
  • Cartão de débito do banco irlandês( para pagar o visto que custa 300 euros)
Chegando lá, após pegar a senha e esperar ser chamado ( às vezes por horas), um funcionário confere a sua documentação, tira sua foto e você faz o pagamento do seu visto. e manda você aguardar um pouco mais. Após esse procedimento você é chamado para tirar as impressões digitais e volta pra fila de espera. Finalmente, te entregam o cartão do GNIB. 
Feita essa parte, você está apto para permanecer no país durante o período de um ano. Para os que gostam de viajar, o GNIB é também o único documento exigido na maior parte dos países que não exigem um visto especifico para a entrada de brasileiros. 

Vamos ao que interessa agora: Seu visto está perto do vencimento e mesmo depois de toda a chuva, frio e dias cinzentos, você decide ficar um pouco mais aqui na Irlanda e ainda não sabe o que fazer. Não se desespere,o processo é simples, basicamente o mesmo do descrito acima, apenas com algumas diferenças. Você precisa:
  • Estar matriculado em um curso com duração de pelo menos 6 meses e em uma escola reconhecida pela imigração.
  • Carta de Matrícula ( fornecida pela escola após a matrícula)
  • Seguro Governamental ( geralmente incluso no valor do curso vendido pelas escolas)
  • Exit Letter / Attendance ( Carta de saída e carta de frequência). Esses documentos devem ser solicitados pelo próprio aluno, na escola onde ele estudou durante seu primeiro ano e servem para comprovar que o aluno frequentou as aulas e conclui o curso. Por questões de segurança, os documentos são enviados pela escola para imigração, sem passar pelas mãos do estudante. 
  • Cartão de débito do banco irlandês( para pagar o visto que custa 300 euros)

Dicas Importantes:

  • Algumas regras para a permanência dos estudantes aqui na Irlanda estão prestes à mudar. Fique atento às últimas notícias e se você ainda não veio, tenha certeza de pedir todas as informações à sua agência. 
  • Muitas escolas de inglês estão sendo fechadas pelo governo irlandês, por não seguirem os padrões de qualidade/ responsabilidade exigidos. Pesquise bastante antes de comprar um curso com uma escola. 
  • Deus ajuda quem cedo madruga, como dizem os velhinhos por aí! Chegar cedo na fila da imigração para pegar uma senha de atendimento é essencial para não "perder à viagem".Não é porque estamos na Europa que não existem filas quilométricas! 
  • Tão importante quanto apresentar os documentos exigidos na hora de tirar o visto é manter suas informações atualizadas. Se mudar de endereço, informe à imigração para evitar problemas futuros.
  • Para mais informações, consulte o Site Oficial da imigração irlandesa: http://www.garda.ie/controller.aspx?page=31


Um comentário:

  1. Estar matriculado em um curso com duração de pelo menos 6 meses e em uma escola reconhecida pela imigração.
    Gostaria de saber se tenho que cursar os seis meses dai, ou posso voltar para o Brasil antes do curso acabar? Renovando teria que ficar os seis meses estudando? Estou pensando em fazer intercambio, mas comecei agora a tirar duvidas, penso em ir ano que vem. Obrigado! Aguardo informacoes

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário! Volte sempre!