quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

The 12 Pubs of Xmas


Em uma das minhas constantes leituras de blogs de brasileiros que vivem, viveram ou querem viver na Irlanda, descobri mais uma curiosidade da cultura irlandesa : beber muito para comemorar o nascimento de Cristo. Como aqui tudo acaba em cerveja, não podia ser diferente no Natal, não é mesmo? Aqui eles costumam sair para os pubs na véspera, dia 24 e realizam a ceia só no dia 25. Motivados por essa festança toda, os irlandeses tem uma tradição natalina bem interessante chamada " Os 12 pubs de Natal" - que consiste em reunir um grupo de amigos para visitar 12 Pubs nos dias que precedem a noite de Natal. Cada pub representa um mês do ano. As pessoas costumam dividir as visitas aos pubs em 2 ou 3 dias, mas como eu e meus amigos não estamos aqui em Dublin para brincar, decidimos fazer o circuito completo em uma só noite! Então, escolhemos o domingo, dia 22 de dezembro, assim teríamos o dia 23 para descansar antes da correria da véspera de Natal. 
O primeiro passo foi programar a lista de pubs, o que nos tomou um certo tempo já que aqui na Irlanda escolher uma dúzia entre centenas de bares legais é uma verdadeiro desafio. Depois disso, criamos algumas regras para a brincadeira ficar mais divertida. As regras fazem parte da tradição e cada grupo tem liberdade para criar quantas regras quiser. Confira algumas das nossas:

* A lista de Pubs já tinha sido escolhida e não poderia ser alterada.
* Cada integrante do grupo teria que beber pelo menos 1 bebida durante o percurso.
* O tempo de permanência em cada Pub seria de no máximo 30 minutos.
* O uso de roupa ou acessório natalino era OBRIGATÓRIO.
* Só seria permitido comer alguma coisa após o 6° Pub.
* Não seria permitido falar português nos Pub de número par (2, 4, 6, 8, 10 e 12)
* O primeiro que pegar alguém de fora do grupo, na frente do grupo, ganhará uma pint!

 
Tentamos respeitar as regras (todo mundo acabou desrespeitando uma ou outra em algum momento) e ninguém foi punido, fomos barrados em alguns pubs, tivemos que mudar o trajeto, conhecemos gente da Irlanda, do Brasil e vários outros lugares do mundo. Rimos, tiramos fotos impublicáveis e bebemos menos do queríamos e mais do que nossa conta bancária de estudante nos permitia. Encontramos outros tantos grupos de amigos, irlandeses e de outros países que assim como nós, estavam seguindo a tradição.  O que ficou foi a lembrança de uma noite incrivelmente divertida para todos que participaram ( Zarnott, Bruna, Rafaela Prenda, Raquel, Rafaela V. e Shobs) e o gostinho de provar um pouco da cultura do país que estamos vivendo, mesmo que seja com nosso sotaque brasileiro! 












Zarnight, o mascote da galera









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário! Volte sempre!