domingo, 30 de junho de 2013

Trip pela Irlanda - Destino: Irlanda do Norte - Parte I

Antes mesmo de chegar na Ilha Esmeralda , me imaginei fazendo várias viagens pelo interior do país ( claro que vou viajar pra fora da ilha também, mas essa não é minha prioridade) e conhecer os cenários de tirar o folego que eu e muitos de vocês já viram em filmes e séries.Por isso, no último sábado, não perdi tempo. Abasteci a mochila com lanche e água e parti para a Irlanda do Norte. 
Vale lembrar que apesar de estar na mesma ilha , a Irlanda do Norte é um país que pertence ao Reino Unido. A "separação" das duas Irlandas ocorreu em 1921 e a região norte estampou os noticiários por muitos anos, devido os inúmeros conflitos entre católicos e protestantes. Os conflitos violentos cessaram, mas, é bem comum as pessoas decorarem as ruas e bairros com bandeiras do Reino Unido ou da República da Irlanda, dependendo do lado que eles defendem.
É possível visitar a região de carro,trem , ônibus ou em passeios guiados que partem de Dublin todos os finais de semana. Eu e meus amigos escolhemos a última opção. O passeio custa 35 euros , sai por volta das 7h da manhã e dura o dia todo. A viagem é tranquila e a distância entre Dublin e Belfast ( capital da Irlanda do Norte) é de apenas 167 km.
O dia estava nublado e chuvoso, como é típico na Irlanda, mas nosso guia o Neil era bastante animado e não deixou nosso astral cair.
Chegamos em Belfast por volta das 9h da manhã e fomos direto ao museu do Titanic. Para quem não sabe, o famoso navio que afundou em 1912 em sua viagem inaugural,  foi projetado e construído nas docas da cidade. O museu é imenso e parece ter muitas atrações interessantes, mas por conta do tempo curto reservado para esta visita no passeio, só pudemos conhecer as instalações do 1° piso e fazer algumas fotos. Ficamos de voltar ao lugar em breve para conhecer o museu direito. 




Museu do Titanic

Fotos tiradas, seguimos para o centro da cidade, onde cada um teve a liberdade de ir onde quisesse. Sem conhecer nada, eu, Bru, Colin e Rafa saímos caminhando sem destino certo. A impressão que tínhamos é que ainda estávamos em Dublin. A arquitetura é bem parecida e a mistura de nacionalidades pelas ruas da cidade tem a mesma proporção. As fachadas das lojas estampam os mesmo nomes, o que muda é a moeda, em vez de euros são as libras esterlinas que movimentam a economia do país. Passamos pela prefeitura, conhecida como City Hall, o prédio é imponente e possui um jardim lindo que pode ser frequentado pelas pessoas. 



City Hall

Pertinho da prefeitura encontramos outros dois pontos turísticos bem famosos:
O Albert Clock é uma torre que foi construída entre 1865 e 1870 em homenagem ao marido da Rainha Vitória, o Príncipe Albert. A construção tem 34 metros de altura e faz lembrar bem de longe o Big Ben. 
O Big Fish é um monumento que fica na beira do cais e é todo revestido com um mosaico de cerâmica. São 10 metros de muita beleza que rendem fotos bem bacanas. A escultura foi inaugurada em 1999 e é obra do artista norte-irlandês John Kindness.




Albert Clock e Big Fish

Depois da caminhada, voltamos ao ponto de encontro e seguimos para os outros pontos do passeio: Carrick- a - Rede e Giant's Causeways que ficaram para o próximo post. 





5 comentários:

  1. Legal a Irlanda do Norte, nem tinha me tocado que o Titanic foi construído por lá. rs.

    Ah, não deixe de ver um jogo do campeonato irlandês hein? Sei que você gosta de futebol tanto quanto eu, recomendo jogo do St Patrick's Athletic ou do Shamrock Rovers, são da capital mesmo, e os estádios são acanhados, deve ser uma experiência legal. Tô acompanhando por aqui. Have fun!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, curtindo demais suas postagens. Imagino como vc está se sentindo.Bjsss e vou continuar acompanhando...rs.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Pois é, Escudero! A Irlanda do Norte é cheia de histórias interessantes. Pode deixar que já ando acompanhando o movimento do futebol gaélico por aqui. O estádio fica a 20 minutos da minha casa, estou marcando com uns amigos para dar um pulo lá! Assim que for, é post garantido! Valeu pelas dicas! Beijo.

      Excluir
  2. Tia Marla, ótimo saber que você está acompanhando tudo! Beijoss!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário! Volte sempre!