quinta-feira, 13 de junho de 2013

Que país é esse?

Estou aqui a 7 dias moçada, isso mesmo, 7 dias do tão sonhado embarque. Sumi por conta da correria típica que precede qualquer mudança. Arrumação, procuração, xerox, autenticação, entrega de exames... Uma verdadeira maratona. Mas, entre um compromisso e outro tenho tido momentos maravilhosos com as pessoas que eu amo ( teve feijoada, visita surpresa, moqueca,vinho na casa do padrinho - conto tudo no próximo post). Durante esses encontros, todos tem me feito muitas e repetidas perguntas sobre a viagem e surgem perguntas acerca do clima, cultura, economia e tantas outras coisas. Ainda não coloquei os pés na Ilha Esmeralda, então, tento responder com o conhecimento adquirido em mais de 1 ano de pesquisa e organizado em tópicos soltos num caderninho. Meus pais adoram falar orgulhosos ( coisa de pais) que eu já sei tudo sobre a Irlanda. Óbvio que não né gente! Por isso, resolvi colocar aqui, em tópicos pra não perder o costume, comentários sobre as perguntas que mais tenho escutado e que baseada em minhas anotações consigo responder.


1. A Irlanda é uma ilha no noroeste do continente europeu que tem uma extensão territorial de apenas ( comparando com o Brasil) 84 421 km², considerando as "duas irlandas". 

2. Apesar de "pequena" a ilha é divida em Irlanda do Norte ( que ocupa um sexto da ilha) e a República da Irlanda. As duas regiões tem regimes políticos, moedas e religiões distintas. Eu vou para Dublin, capital da República da Irlanda. 

3. A Irlanda do Norte ( Ulster) faz parte do Reino Unido, tem como moeda a Libra Esterlina e a religião predominante é a protestante. A República da Irlanda (Éire) é independente, tem o euro como moeda e é a parte católica da ilha. 

4. Possui dois idiomas oficiais o gaélico e o inglês.

5. Você não precisa de visto para entrar no país. Se for ficar por um período maior que 3 meses, o visto deve ser tirado lá. 

6. O país está em 4° lugar no ranking de consumo de cerveja, perdendo apenas para República Checa, Áustria e Alemanha. 

7. Tem o apelido de "Ilha Esmeralda" devido à predominância das paisagens verdes por quase todo território. 

8. Na República da Irlanda, se você quiser ter um cachorro ou uma Tv terá que tirar uma licença e pagar uma taxa ao governo. 

9. A ilha tem um clima peculiar, os verões são amenos e temperaturas acima de 20° nessa época são motivo de festa. Os invernos, costumam ser rigorosos e bastante úmidos. Não gosta de chuva? Não vá para Dublin,  a cidade é presenteada com chuvas quase todos os dias. 

10. Porte de arma é proibido, inclusive para os policiais. Isso mesmo, os policiais não circulam armados pela cidade. 

11. A distribuição gratuita de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais é proibida por lei. Ou você leva suas sacolas ( reutilizáveis) para o supermercado, ou terá que pagar para empacotar os produtos.

12. Na Irlanda não existe cobra. 

13. Passagens de ônibus só podem ser pagas com moedas, nunca com cédulas. 

14. A data mais importante do calendário irlandês é o St. Patrick's Day, padroeiro do país, comemorada em  17 de março. 

15. A culinária irlandesa tem como ingrediente principal a batata. 

Essas são algumas respostas/curiosidades que mais tenho compartilhado nos últimos dias.De lá,vou contando mais coisas que for descobrindo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário! Volte sempre!