quarta-feira, 10 de abril de 2013

Irlanda? Ué, não era Canadá?

Era, não é mais! 
No final de 2008 comecei a planejar meu tão sonhado intercâmbio e o destino escolhido era o Canadá. A convite de uma amiga que estava indo pra lá, comecei a pesquisar tudo sobre esse incrível país da América do Norte e comecei a me organizar. Mas... Veio a tal crise econômica, aquela loucura com o dólar, o medo de sair do país com o pouco dinheiro que eu tinha, e adeus intercâmbio. Recém-formada na faculdade de jornalismo fui me jogar no mercado de trabalho. 
Passados 4 anos, em 2012, um incômodo terrível me assolou! Estava insatisfeita com o mercado, desiludida com a profissão e o pior : não estava em paz comigo mesma. Esse lance de desistir de um grande sonho não combina comigo. Conversei com minha família, mudei de emprego ( para um que pagava melhor) e retomei os planos do meu intercâmbio.
Ok. Mas, onde entra a Irlanda nessa história? 
Voltei a fazer cotações em agências de intercâmbio e os orçamentos para 6 meses no destino pretendido me assustaram um pouco. Resolvi pesquisar outras opções e me deparei com a oferta de várias agências para a Irlanda. Pedi para o mundo parar porque era ali que eu queria descer! Antes mesmo de solicitar os orçamentos ( e descobrir que com o dinheiro que passaria 6 meses no Canadá eu podia ficar 1 ano na Irlanda), meu coração bateu mais forte com as lembranças que adquiri ao longo da vida e que me ligavam emocionalmente aquele país. 
Meu primeiro contato com a Irlanda foi por meio de uma fita cassete, na infância. A fita emprestada por uma professora de ballet ( para quem não sabe, tenho formação em ballet clássico), trazia um espetáculo chamado Riverdance. Na época, sem ter acesso ao google ou youtube tudo que eu sabia era o que dizia no vídeo: um espetáculo com conteúdo céltico, produzido na Irlanda e predominantemente com bailarinos e músicos irlandeses. Lembro de ter assistido aquele vídeo na companhia do meu pai pelo menos umas 50 vezes! Emotiva que sou, chorava de êxtase todas as vezes que via aqueles bailarinos dançarem com tamanha agilidade e sincronia e prometi a mim mesma que um dia aprenderia dança irlandesa. Até hoje me emociono com o grupo e suas diversas performances disponíveis no Youtube.Como esse trailer da última turnê:

Outro ponto é todo lado místico que a Irlanda possui. Apesar de ser, atualmente, um país extremamente católico, há quem considere a ilha o "berço da magia". Essa denominação tem origem no povo celta que habitou o país há milhares de anos praticava o paganismo, cultuava diversas divindades ligadas à natureza. Essas práticas deram origem a uma religião conhecida como Wicca. A "bruxaria" foi tão importante na Irlanda, que pouca gente sabe, por exemplo, que o Halloween é uma festa originalmente irlandesa. Mas isso eu explico em outro post. 
Beleza, e daí Tal?
Agora chegou a hora da surpresa para alguns amigos... Durante boa parte da minha adolescência,  pesquisei e pratiquei wicca, comprei vários livros e acredito em muito do que os ensinamentos wiccanianos pregam. Além da dança, respirar um pouquinho do ar celta me encheu de expectativa para pesquisar mais sobre a Tal Irlanda. E sim, lá eles também acreditam nos duendes ( Leprechauns)! 

                                         
E foi assim, movida por toda a emoção que a cultura Irlandesa já despertou em mim no passado que resolvi manter o foco no intercâmbio, mas mudar o destino da viagem! Mas não pensem que vou pra lá só para sapatear como louca nas ruas de Dublin, ou caçar leprechauns pelas planícies verdes da Irlanda!  Vale lembrar que a relação custo-benefício do programa de intercâmbio, a possibilidade de trabalhar legalmente, a facilidade do visto e o fácil acesso ao resto da Europa também pesaram na minha decisão. Assim como para a maioria dos brasileiros que embarca para lá todos os anos. 

P.S. Canadá, ainda te amo! Um dia faço uma visitinha. 

13 comentários:

  1. Amei o texto, amiga! Completamente você! Estarei por aqui te acompanhando nessa viagem e nesse sonho, torcendo por vc e matando a saudade através das suas informações! Beijosss Deus ilumine essa nova etapa! Mary.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Mary! Apareça sempre por aqui. Beijão

      Excluir
  2. Pronto!! Agora posso, enfim, postar meu comentário rs...
    Então Tali, tinha colocado nos outros 3 que escrevi e que não foi o seguinte: "Fico mto feliz por tuido que está conseguindo na vida, vc merece mta coisa boa e mto mais. Se der, um dia dou um pulo aí pra te visitar e te ver numa roda de dança daí rs...Um abraço com carinho e saudade, já. Bjo bem grande no coração!! Não se envolve com esses gnomos daí não, eles são do mal!!! hahahaha....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk Pode deixar, Dai! Já me envolvi com muito saci do mal aqui no Brasil! kkkkkk Beijo enorme nesse coração lindo.

      Excluir
  3. "P.S. Canadá, ainda te amo! Um dia faço uma visitinha." kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Tá tudo tão a sua cara aqui... Adorei a ideia e acho ótimo acompanharmos as aventuras da Tal pela Irlanda!

    Beijos para mais meiga do mundo! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é uma fofa, muito meiga! Obrigada por aparecer por aqui! Beijão

      Excluir
  4. Amiga linda!
    Adorei sua página!
    :P
    A Irlanda é a sua cara uhuhu... lendo seu texto fiquei com saudade da minha época wiccan-gótica e percebi que não tenho idéia de onde larguei meus gnomos e fadinhas desde que casei hauahahu
    Lembra que eu ia pro Canadá aos 15 anos? Mas comecei a namorar Adriano uhuhuh agora que eu me mudei para o planeta maternidade viagens só carregando fraldas, carrinhos etc... uhuhuh
    bjsss amiga!
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahah Temos muitas coisas em comum, May! Lembro dessa história do Canadá sim! Mas acredito que as escolhas estão aí para a gente fazer com o coração... Tenho certeza que não se arrependeu! E eu amei, pois agora tenho o sobrinho mais gostoso desse mundo! Beijos. Apareça por aqui!

      Excluir
  5. Mas, você esqueceu de citar sua motivação atual: ruivos!
    Você descobriu o quanto somos legais e que, especialmente eu, precisamos de um Tal sorriso por perto!
    Vou está muuuuuito por aqui! Mesmo! E Álvaro também! Rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! O vermelho tem feito a minha cabeça! hahahah
      Pode deixar que eu sempre terei um sorriso pra você ( e para meu best Alvinho também).
      Te espero nos próximos posts!
      <3

      Excluir

Obrigada por deixar seu comentário! Volte sempre!