quarta-feira, 24 de abril de 2013

A ordem é planejar!


O intercâmbio começa exatamente no momento em que você decide fazê-lo. No meu caso, começou no início de 2012, quando digitei “intercâmbio” na barra de busca do Google.
Do momento da ideia até a concretização do sonho, o intercambista passa por muitas fases, que variam de pessoa para pessoa a depender das suas condições financeiras, dos motivos que o levaram a tomar a decisão, conhecimento sobre o país de destino, questões burocráticas e domínio do idioma. Para uns tudo pode acontecer de forma rápida, para outros a espera pode ser grande. Em ambos os casos a palavra-chave é PLANEJAMENTO. 
Como esse blog tem também como objetivo trocar experiências com quem, assim como eu, quer se aventurar em outros países, acho bacana falar sobre esse processo. Lembrando que esse não é nenhum manual que deve ser seguido a risca. Esse foi o modo como eu organizei a minha viagem e tirei dicas que acho que podem servir como base para você. 
Dividi meu planejamento da seguinte maneira : 

1. DECISÃO 2. PESQUISA 3.COMPRA DO PACOTE 4. PREPARAÇÃO



DECISÃO: No meu caso, como expliquei nesse post, os motivos que me levaram a decidir pelo intercâmbio foram o antigo sonho de morar em outro em país, conhecer novas culturas e o descontentamento com as perspectivas do mercado de trabalho na minha área de atuação. Seja qual for o seu motivo, viva! Nem sempre tomar uma decisão como essa é uma tarefa fácil. É nessa fase que você deve escolher para onde ir e definir os objetivos que busca com essa experiência.

PESQUISA: Google pra que te quero! Independente do tempo que você tenha para planejar a sua viagem, essa é a parte mais importante de todo o processo. Decisões tomadas, abra bem os olhos e procure saber tudo a respeito do país que você escolheu. Eu tive bastante tempo para pesquisar, 1 ano inteirinho ( precisava juntar grana). Basta acessar qualquer site de busca que você tem ao seu alcance informações sobre história do país, clima, economia, culinária, cultura. 
Depois de pesquisar bastante sobre o local, volte a pesquisa para as escolas/universidades/postos de trabalho na área de atuação do seu interesse. Com todas essas informações em mãos, se torna muito mais fácil escolher entre as muitas opções que vão aparecer.
Vá atrás de quem já passou por essa experiência! Blogs, canais de vídeos, sites e grupos de discussão de intercambistas existem aos montes na internet. Conhecer diferentes olhares a respeito do intercâmbio e do país escolhido é essencial. Para quem vai para a Irlanda indico os blogs Vida na Irlanda, Mundo a2, Ká entre nós,  o site E-Dublin e o portal Dublin para Brasileiros. 
Faça orçamentos. Comparar ofertas e serviços oferecidos por agências e escolas ajudam a encontrar o pacote que cabe no seu bolso e se encaixa nos seus objetivos.

COMPRA DO PACOTE: Eu decidi fechar meu pacote com uma agência. Mas, para quem já tem experiência com viagens ao exterior e domínio do idioma, uma opção é fazer tudo por conta própria (matrícula na escola, compra de passagens, seguro saúde). 
Solicitei orçamentos em diferentes agências e fui comparando com as pesquisas e opiniões que já havia pesquisado pelo período de um ano. Uma dica para quem está com a grana curta é fechar esse pacote com antecedência. A maioria das agências e escolas oferecerem a opção de parcelar o valor do curso pelo número de meses que faltam para a viagem. As passagens aéreas podem ser divididas no cartão de crédito. Converse com seu agente!

PREPARAÇÃO: Tudo certo? Então é  hora de se preparar. Verifique as exigências para a entrada no país escolhido ( no caso da Irlanda o processo pré-embarque não tem nenhuma burocracia). Já tem passaporte? Se a resposta for não, providencie! Se a resposta for sim, verifique a validade do seu documento. Eu já possuía passaporte, da época que pensava em ir para o Canadá, mas tive que fazer outro pois venceria no final deste ano ( para qualquer viagem o passaporte só é aceito até 6 meses antes do seu vencimento).  Entre no site da Polícia Federal e solicite a emissão do seu.
Corra para o médico! Mesmo que você tenha a saúde de ferro, procure seu médico e faça todos os exames de rotina. Mesmo contratando o seguro saúde, lembre-se de que você passará um tempo longe do seu país, do seu médico e do chazinho da mamãe. Prevenir é sempre melhor que remediar. E por falar em remédios, aproveite para solicitar receitas para os medicamentos que você costuma usar e leve junto com a sua farmacinha. 
Verifique toda a documentação exigida e fornecida por escolas, agências ou consulados, afinal de contas, você não vai querer ser barrado na imigração depois de tanto trabalho, não é? 

    Agora é só arrumar as malas! Mas isso já é assunto para outro post...

4 comentários:

  1. Caraca Talita! Não sabia que seus planos eram de ir pra tão looonge.... kkkk E eu que achava que longe era a Bahia do Paraná kkkk. Tivemos pouco tempo de convívio e para nos conhecer, mas desejo à você toda sorte do mundo. Muita experiência boa, conquistas, aprendizado. Aproveita! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovana! Que surpresa boa lhe ver por aqui! Fico muito feliz que a gente tenha meios para continuar mantendo contato! Pois é, a distância parece grande, mas quando se acredita tudo fica mais perto! Muito obrigada pelo carinho! Apareça sempre e fique à vontade para comentar! Beijo grande.

      Excluir
  2. muito bom Tali!
    adorei conhecer o processo! Muitos tem sua mesma ambição (eu), e não sabem por começar...
    vou indicar, tá?
    beijo no nariz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dan, muito obrigada pela visita! Fico muito feliz em ajudar quem tem o mesmo sonho que eu! Fique à vontade para indicar e apareça sempre por aqui!
      Beijão

      Excluir

Obrigada por deixar seu comentário! Volte sempre!